quarta-feira, 21 de outubro de 2020

pandemia e novas tecnologias 

 


Vivemos uma época difícil. Evitamos de estar em família. 

Os filhos têm medo de visitar os pais. Os pais têm medo de receber os filhos. 

O vírus circula bastante nesta região e em todo o país. 

O positivo são as novas tecnologias, com as quais podemos falar e ver nossos filhos e netinhos. Uma maneira de ter uns bons momentos. 

Hoje foi meu netinho de quatro anos a perguntar quando é que ele podia vir ver o avô e a avó.

Compreendo melhor o mal que é feito nos lares, quando as famílias passam semanas e semanas sem se visitar....é simplesmente horrível, deprimente...

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Revisitar o passado

 


Escrever sobre seu passado, é revivê-lo.

é rebobinar a fita e voltá-lo a vê-lo

e é incrível como pequenos detalhes voltam a memória.

posso não me lembrar do que fiz ontem

mas lembro me de momentos passados quarenta anos atrás.


terça-feira, 13 de outubro de 2020

Tempos de pandemia


 

Vivemos tempos difíceis. Alguém imaginava que uma coisa dessas pudesse acontecer ? Estes meses o anos irão ficar nas memórias de nós todos. A vida torna-se mais complicada para alguns. Tudo mudou. Nossos hábitos tiveram de mudar. Nossas vidas mudaram. 

Não sabemos se estamos no princípio o  no meio desta pandemia. No fim, de certeza que não estamos. 

Em França esta pandemia começou com faltas de muita coisa. Falta de material, de máscaras por exemplo. Falta de coragem da parte dos  governantes de nos dizer a verdade, e isso continua. 

O vírus está a ganhar muito terreno. Vejo que pouca coisa é feita para conter a propagação dele. Um dos indicadores para saber o que se tem de fazer é saber se há lugar nos hospitais para receber doentes. Que coisa é essa ?  Não se deveria fazer algo antes que haja  tanta pessoa hospitalizada e a morrer?

Lena

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Amor e Natureza

 


Repara aquela folha tremendo com a brisa
o aquela flor abrindo se sentindo um raio de sol
e aquela tornada levando tudo por onde passa
coisas da natureza
também assim sou
um beijo, uma palavra, um gesto
e todo meu ser desperta
imagina a natureza sem vento, sem sol, sem tempestades
seria uma natureza morta,sem vida
o amor também assim é.

Lena

domingo, 11 de outubro de 2020

Como é por dentro outra pessoa? - Fernando Pessoa

 


Como é por dentro outra pessoa?
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Com que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.

Nada sabemos da alma
Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição
De qualquer semelhança no fundo.

Fernando Pessoa

Prazer e Dor .........Leonardo da Vinci


 

Prazer e Dor são representados com os traços gêmeos, 

formando como que uma unidade,

pois um não vem nunca sem o outro; 

e se colocam um de costas para o outro 

porque se opõem um ao outro.

Leonardo da Vinci

terça-feira, 22 de setembro de 2020

23 de setembro, faço mais um ano....


 Tino Rossi dizia que a vida começa aos 60 anos,

uma nova vida, uma vida diferente pode começar com essa idade,
Depois de uma vida preenchida em ser mãe, criando seus filhos,
Depois de uma vida preenchida com seu trabalho,
cuidando dos outros,
resta-me agora a viver simplesmente, para mim
olhando a minha volta e tentar ser feliz,
estar sempre presente para meus filhos, 
porque serei sempre mãe até morrer.
E seguir em frente, ver o que a vida me reserva
Quinze anos atrás dizia que estava no meu outono,
e não estava, hoje sim... 
Ainda com mais experiência e sabedoria, 
e deixar perseguir o curso da vida
A vida é uma viagem,
pode ser boa o ruim
com momentos tristes o alegres,
feita de escolhas 
até ao fim







quarta-feira, 17 de junho de 2020

Palavras Mal_Ditas





Por vezes  nossas palavras vão mais longe que a nossa vontade.
 Dai evitar sempre de falar quando não estamos bem, quando algo nos irritou. 
Pensar antes de falar, diria o sabio.
 Eu sempre falo e depois penso no que disse, Depois tenho de assumir minhas decisões, as palavras mal ditas, palavras que fazem doer.
 Nessa altura é mesmo isso que procuro, palavras para fazerem doer, palavras cruas e duras.
 Isso é mal feito,sei.
Mas  nesse momento é minha arma para me defender do mal que senti, do mal que me foi feito. 
E claro no dia seguinte, fico arrependida. Reparar o mal que fiz, pedir desculpa.
Quando as palavras soltam com violência sou como uma tempestada que leva tudo o que encontra o sou como aquele vulcão adormecido que explode e a lava a ferver corre até ao mar estragando tudo no seu caminho. Sou mais ao menos assim. 

segunda-feira, 15 de junho de 2020

O amor só acontece uma vez...

O amor só acontece uma vez e quando acontece marca nossas vidas para sempre.
Quando vemos a pessoa amada o coração dispara, o corpo treme,
o frio na barriga acontece.
Pode se levar anos, mas quando vemos a pessoa amada o fogo da paixão se acendi,
quando nossos corpos se tocam parece que nunca saímos de perto
e assim o amor renasce, se acende, toma força, queima,
e quando você percebe já esta pensando na pessoa amada,
 já esta sonhando acordado,
 já esta como uma criança que acaba de ganhar um presente.
 O amor tem que ser vivido intensamente,
 ele só acontece uma vez, se você ama, se liberte...

Texto encontrado na net.




quarta-feira, 6 de maio de 2020

Es meu mar/amar



Eu não gosto muito de ti amor
gosto de ti, simplesmente
o muito não chega
o muito é pouco
porque tu es a imensidade 
es o infinito
es meu mar, amar
corres nas minhas veias
es vida,
alegria

Helena Franco

domingo, 26 de abril de 2020

Aide-soignante, personne vulnérable face à cette pandémie


Hoje meu post esta escrito em francês, foi nestas palavras que senti que deveria o escrever...se for preciso tentarei traduzi-lo.

Beijos e abraços para todos que por aqui passam...

Je me rappelle quand j'étais jeunette entendre ma mère me dire "helena la mer n'aime pas les personnes qui n'ont pas peur, elle emporte tout le monde que tu sois courageux, bon nageur, faut toujours rester humilde devant elle; c'est une force et contre elle tu es tout petit et tu ne peux rien"...Je devais avoir 10, 12 ans; malgré les grandes vagues je rentrais dans l'eau pour me baigner. Je n'avais même pas peur. Jusqu'au jour où on a dû aller me chercher, sinon j'y serais restée. J'avais 18 ans.

Face à cette pandémie ces mots me reviennent à la mémoire. Face à elle c'est un peu pareil, faut savoir rester humilde, prendre toutes les précautions nécessaires,éviter de prendre des risques. C'est notre vie qui est en jeu. Et on en a qu'une. En lisant un article, je me suis rendue compte que je faisais partie des personnes à risque. Que faire ? J'en ai parlé à mon employeur, qui m'a dit d'aller voir mon médecin. Celui-ci m'a arrêté de suite. La décision fut vite prise. Les jours suivants ont été horribles. J'avais envie d'enterrer ma tête dans le sable, de me cacher, d'être seule. J'avais déserté. Je me suis sentie comme un déserteur qui a fui pendant la bataille. J'ai abandonné mes collègues, les résidents de l'ehpad où je travaille comme aide-soignante. Mes enfants et mon mari étaient rassurés de cette décision, moi j'étais toujours dans le doute. J'aurais voulu continuer à travailler. Etre en arrêt maladie sans être malade c'est pas du tout mon truc. A chaque prolongation ce doute est toujours là. 

Je pense à mes collègues très, très fort, je sais que travailler avec la peur au ventre c'est très difficile. C'est une équipe très soudée, et ils vont y arriver, soutenu par notre direction...
J'espère que bientôt on pourra se revoir tous..

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Viagem a Cuba


Que dizer de Cuba  ?

 Um país que adorei visitar. Um país muito pobre. Tudo no país ou quase tudo pertence ao estado. Depois da revolução, nacionalizou tudo. Os médicos, advogados, empregados são pagos pelo estado e ganham entre 40 e 60 euros por mês. Para melhorar os fins de mês, esses médicos, advogados, fazem horas extras em paladares privados (restaurantes) para as gorjetas dos turistas. A educação, a saúde é gratuita. A escola é obrigatória até os 16 anos; o estado paga os estudos universitários, casa e comida aos estudantes.
Em Cuba não existem eleições presidenciais, porque só há um partido, e é o chefe do partido que é presidente; não existe nenhuma oposição..
Logo que um cubano decide emigrar, e fica mais de 22 meses fora do país, só pode voltar como turista,mas torna-se quase impossível emigrar por falta de dinheiro.
Os médicos cubanos que estão em Portugal, foram enviados para Cuba por um período de três anos e o salário deles é o estado cubano que recebe…
Em Cuba há falta de tudo, de medicamentos (paracetamol, antibióticos, antiinflamatórios, etc.), por isso os médicos fazem muita prevenção...No supermercado ao lado do hotel onde estive só havia bebida, café, pouca coisa de alimentar. Eu que bebo leite de soja, havia lá uns três litros a mais de 7 euros cada um…
Cuba vive da agricultura, do café, rhum, cigarros, a cana de açúcar  e muito do Turismo. 80 % da recolta é para o estado e o agricultor fica só com 20%..O trabalho na terra é muito duro e difícil, não vi lá tractores...as terras são cavadas com bois como se fazia antigamente.
Os transportes públicos são (quase) inexistentes e torna-se um problema para as pessoas..Quando na quinta feira ia para o aeroporto vi dezenas de pessoas por vários sítios à espera de algum transporte. Nesses sítios onde esperam está lá um guarda que manda parar todo veículo do estado que possa levar algumas pessoas...e é esse guarda que diz quais são as pessoas prioritárias.
Em Cuba existem duas moedas: o pessos cubano para o povo e o CUC para o turista. Um CUC vale mais ao menos 1 euro. Um cubano que ganha 40 euros por mês não pode frequentar os cafés e paladares. Uma bebida custa uns 3 CUC. As famílias recebem a cada mês, uma caderneta, onde está o que  eles podem comprar a preço barato..pois tudo é racionalizado..por exemplo tem direito a 2 litros de óleo, se precisarem de mais 1 l vai custar 2 CUC. Uma família com alguma criança de menos de 15 anos tem direito a carne de vaca..
Nas ruas não se vê pedintes, pode ser proibido, não perguntei. 
Vi pessoas sentadas, caladas, não se juntam, fez-me pensar a um Portugal antes do 25 de abril. 
Gostei daquele povo e ao mesmo tempo tive pena dele, merecia melhor. Cuba é uma ilha paradisíaca, tem boas praias, bom clima. O lado disso tem a capital em ruínas. Pessoas a viver no meio delas, dentro daquelas paredes a cair, sem tecto.

Escrito em março 2019