segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Hoje fiz meu pão...


Lembro-me do cheiro de quando entrava numa padaria. lembro de comprar o pão ainda quente e começar logo a comê-lo tanto que ele era apetitoso.  Gostava de trincar nele e fazia "crac". O pão cheirava a pão. Cheguei a entrar numa padaria para me aquecer no inverno. Fazia calor, era um sítio acolhedor. 

Muitas dessas padarias desapareceram. Enquanto antes ia-se comprar o pão diariamente; hoje compra-se uma vez por semana e congela-se. 
Hoje compra-se pão nos hipermercados, pão sem cheiro, sem aquele gosto, por vezes parece elástico. Deixei de comer.

Então hoje decidi fazer meu pão. Ver se conseguia provar de novo o pão que ficou na minha memória. 

Com boa farinha, fermento do padeiro, água morna, azeite e sal, amassei tudo e cozi essa massa. 

Hoje comi bom pão, trinquei na côdea, e com bom cheiro a pão. Uma delicia. Já nem conseguia parar de o provar.










 


7 comentários:

Mário Margaride disse...

Olá, Lena!
Fizeste muito bem em fazer pão. Tens aí grande variedade.
Podes mandar para cá. Rsss.

Feliz semana, minha amiga!
Beijinhos!

" R y k @ r d o " disse...

Muitos parabéns pela iniciativa. Louvo o seu talento. O pão tem um aspeto que me deixou com água na boca.
.
Uma semana feliz … cumprimentos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

L e n a disse...



Olá Mario, se pudesse mandar, mandava para provares..
ficou muito bom mesmo, não pensava conseguir.

Beijinhos

L e n a disse...


R y k @ r d o

Muito obrigada, ficou muito gostoso. Comecei a comê-lo e já não conseguia parar.

Uma boa semana tb para si.

Beijinhos

Juvenal Nunes disse...

Que o pão nunca nos falte.
Abraço amigo.
Juvenal Nunes

Mário Margaride disse...

Olá, Lena!
Passei por aqui, para desejar uma boa noite, e feliz fim de semana!

Beijinhos!

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

Duarte disse...

Que bom aspecto! Deve estar muito bom. Na próxima pensa em mim, por se pode chegar até cá um bocadinho.
Beijinhos