sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Vila da minha enfância

Quando emigrei para França, vim parar num canto dos mais frios, no este, no Territoire de Belfort; uma vila chamada Delle que faz fronteira com a Suiça e a 50 km da fronteira da Alemanha. Aquele departamento também é chamado “la trouée de Belfort”. Chamado assim porque fica no burraco entre duas serras: o Jura e Les Vosges; um verdadeiro corrente de ar, nada bom para os reumatismos. Foi por causa desse clima árido que meu pai logo que pude voltou para Portugal.

Pela a net fora, encontrei estas fotos recentes daquela vila; uma vila onde não voltei desde 1980.

Lembro me daqueles invernos, onde não se vê o chão de novembro até fim de fevereiro, coberto pela a neve. Quando andava na escola primária, ao sair das aulas da manhã às 11h, ia com minhas amigas fazer “de la luge” naquelas descidas; chegava a casa gelada, molhada; comia e depois voltava para as aulas da tarde.

Depois mais tarde, quando foi a altura do colégio e do liceu era diferente, ia mais cedo e o gelo, a neve quando era demais, tornava se difícil encontrar o bom caminho; o por escorregar no gelo o então as pernas  enterravam se na neve e às vezes apetecia  era voltar para casa. Eram bons invernos, com temperaturas sibéricas.

Boas lembranças…

 


O rio chamado “L’Allaine” que passa no centro. E em frente ja é a Suiça.

 


Um inverno 2005-2006, bém rigoroso…quém diz que não cai neve ? 



Uma praça, não me lembra o nome dela.



O rio de baixo do nevoeiro, parece aqueles postais de Natal…muito lindo, olhando o por traz da janela


Minha “luge” era assim….

Estas fotos são um pouco de mim, um pouco de mim ainda anda por ali. Vivi ali dos 6 anos até os 17, altura em que casei e mudei de departamento.


8 comentários:

Jaime Portela disse...

Estive 2 anos na Alemanha e no primeiro dia que nevou fiquei fascinado com a beleza do fenómeno, que naquelas paragens é usual de Novembro a Fevereiro (em Portugal, no Minho, vi nevar apenas 3 vezes).
Mas ao fim de 2 ou 3 dias fiquei a detestar a neve.
Bom fim de semana, querida amiga Lena.
Beijo.

Dia disse...

Olá Lena !
Excelentes recordações da tua juventude.
Imagino o deslizar pela neve.
Olha aqui no meu Algarve, nevar é um fenómeno tão raro como ver um OVNI.
Logo ver nevar fez parte de um sonho de toda a minha vida, pois mesmo quando vou de férias para um destino com neve, é preciso ter sorte para ver nevar, logo só vês a neve no chão.
Então realizei esse sonho em Fevereiro deste ano e, parecia uma criança, primeiro nem quis acreditar, depois a pisar a neve fofinha… LOL… a tentar apanhar os cristais de neve...LOL
Muito bonitas estas imagens.
Beijinhos

Mário Margaride disse...

Olá Lena!
Sem dúvida belas recordações! Como é bom retornarmos á nossa infância.
Belas imagens!

Bom fim de semana!

Beijinhos!

Mário Margaride

Mário Margaride disse...

Olá Lena!
São sem dúvida maravilhosas recordações da nossa infância. Que vale sempre a pena recordar.
Uma boa semana!
Beijinhos!

Mário Margaride disse...

Olá Lena!
Sem dúvida belas recordações! Que nos enchem o coração...
Ótima quinta feira!
Beijinhos!

L e n a disse...


Jaime Portela,

A neve é linda, mas como eu digo, quando se está detrás da janela.
o quando somos crianças..
Agora cai muito menos, é pena..
um inverno sem ver a neve, não é um inverno.

Beijinhos

L e n a disse...


Dia,

A neve é sempre linda quando cai, caminhar sobre ela
o pior é mesmo quando tens de ir de carro e as estradas ainda não
foram limpas..

Beijinhos

L e n a disse...


Mario,

São boas recordações estas de brincar na neve..
desde 1980 nunca voltei aquela vila onde cresci,
meus pais voltaram para Portugal..

Beijinhos e obrigada pela visita