sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Anos 60 em Portugal, tempos de miséria e de ditadura...



 

Nos anos 60 e antes, Portugal era um país muito pobre. A miséria reinava ali junto com uma ditadura, onde não existia liberdade de expressão. Os salários eram muito baixos e tudo era muito caro. As crianças andavam descalças e as mulheres também, os homens menos.
A vida era muito difícil. Não havia água, nem eletricidade na maioria das casas, nem casa de banho Lembro-me de quando meu pai costumava me contar sobre ir à escola nas manhãs de inverno, com os pés gelados. também me tinha dito que os primeiros sapatos que teve foi quando foi passar o exame da quarta classe. 
E há quem diga que esses tempos eram bons tempos. 
Eram tempos duros e espero que nunca voltem.
E podia falar de muito mais...


8 comentários:

Mário Margaride disse...

Olá Lena!
Não deixas de ter razão. Eu faço parte dessa geração, que aos doze, treze, catorze anos, começava a trabalhar para ajudar os pais nas despesas com a família. E muitos nesse tempo, tinham apenas a quarta classe.
São hoje os pais desses jovens, que têm as maiores qualificações de sempre, mas que, começam a trabalhar quase aos trinta anos, e vivem em casa dos pais e tudo exigem.
Sim, é a realidade dos nossos dias.

Excelente texto para todos refletirmos.

Votos de um excelente fim de semana!

Beijinhos.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

" R y k @ r d o " disse...

Fiquei emocionado. É que EU vivi esses tempos. Andar descalço e ir à escola que tinha secretárias iguais às que a foto mostra. Éramos cinco (5) irmãos a viver numa casinha pobre, sem água, sem luz, sem casa de banho. Confesso que ... deixei cair uma lágrima.
.
Votos de um Sábado feliz … Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Cidália Ferreira disse...

Tempos que também vivi embora eu seja de 63. Porém lembro-me das dificuldades que haviam. Descalça acho que nunca fui, mas levava tamancos. Era tudo tão diferente. Éramos tão felizes e não sabíamos!

-
Fantasiando numa bolha de melancolia ...

Beijos, bom fim de semana.

L e n a disse...



Mario, Ryk@rdo e Cidalia muito obrigada pelos vossos comentarios

Só mesmo quem viveu nesses tempos difíceis sabe dizer como era.
Eu não sei, só sei por aquilo que meu pai me dizia.
Meu pai preferiu emigrar, tinha eu só 6 anos, para tentar melhorar o dia-a-dia,
e também muito para fugir da ditadura.

Beijinhos e abraços

Maria Rodrigues disse...

Excelente reflexão. Eram tempos bem difíceis sim, só quem não passou por eles e não se interessa por conhecer o que era a realidade nessa altura, pode dizer que eram bons tempos.
Gostei de ter encontrado hoje o seu blogue.
Bjs

Jaime Portela disse...

Um retrato fiel de uma época dominada pelo ditador Salazar, PIDE & C.ª...
Era uma miséria franciscana, 90% das pessoas, ou até mais, eram mesmo muito pobres. O que nos salvou foi a emigração nos anos 50 e 60 e depois a revolução que trouxe a democracia. E, ainda mais tarde, a entrada para a CEE.
Bom fim de semana, amiga Lena.
Beijo.

L e n a disse...


Maria Rodrigues, bem-vinda ao meu cantinho e muito obrigada pelo seu comentário.
Também assim penso, que eram tempos duros e só espero que não voltem.

Volte sempre !

Beijinhos

L e n a disse...


Jaime, é só um pequeno retrato daquela época inspirada por essa foto dos meninos descalços numa escola em mau estado. E as crianças não parecem estar muito felizes.
Podia-se falar de tanta coisa dessa época, mas fiquei só por aqui.
Ainda bem que Portugal evolui, mesmo que nem tudo seja perfeito. Não se pode pedir a perfeição.
Muito obrigada pelo teu comentário, e penso que não devemos esquecer o passado, um passado ainda muito próximo. E falar dele às novas gerações.

Beijinhos